top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara

ESPIRITUALIDADE COM CONSCIÊNCIA

Atualizado: 24 de jan.

Parte 2



A busca pelo conhecimento é pessoal e intransferível, e, deve ser, contínua. É um esforço que cada um de nós deve empreender.

"É loucura acreditar que se conhece todas as coisas e é sabedoria estudar sempre." Isaac Newton

E o Pai, Criador de todas as coisas, é tão benevolente que em todas as épocas e em todas as civilizações disponibilizou para nós fontes de conhecimento.

E nós não temos que ficar presos a amarras preconceituosas e estacas ideológicas, nós temos que buscar o conhecimento de todas as coisas: temos que saber matemática, física, química, história, geografia, biologia, filosofia, política...

Aqui preciso abrir um parênteses para as pessoas que pensam que não se pode misturar religião com política. Eu fico pensando em que mundo vive essa pessoa porque a política é que dita as regras de como viver em sociedade, são os políticos que fazem as leis, são os políticos que governam as cidades, os estados, os países... então, temos a obrigação de nos interessarmos por política, senão seremos governados por qualquer um que seja corrupto, sem escrúpulos, que seja projeto de ditador… o preço que se paga pelo “deixa pra lá, não me envolvo nisso” é muito alto. Veja o que tem acontecido pelo mundo: perseguição aos cristãos na China, no Afeganistão, a falta de liberdade em vários países…

Temos que ter o entendimento de que cada escolha que nós fazemos, ou cada omissão, afeta não só a nossa própria vida, mas a vida de toda uma comunidade. É hora de entendermos nosso grau de responsabilidade como seres espirituais que somos.

Precisamos, então, conhecer todas as coisas, todas as correntes de pensamento, senão como poderemos estabelecer nossa própria linha de raciocínio e, mais, como poderemos fazer um correto juízo de valor daquilo que não conhecemos? Ficaremos só no "eu acho…", "eu ouvi dizer…"?

Pense. Reflita.

O conhecimento nos liberta da nossa própria ignorância, das nossas próprias mazelas.



Tanto conhecimento disponível


Hoje há tantas fontes de conhecimento disponíveis para nós, para citar só algumas: Filosofia e ciência espírita; Taoismo - Lao Tse; Teosofia - Helena Blavastky; Dharmapada - os ensinamentos de Buda; O Caibalion, o Divino Pymander - conhecimentos de Hermes Trismegistos; toda a gigantesca obra de Chico Xavier... tantos autores espíritas e espiritualistas bons: Guaraci Silveira; Yvone do Amaral Pereira - Memórias de um Suicida; Wanderley Oliveira; Geraldo Lemos; Robson Pinheiro; Paulo César Fructuoso; Camile Flamarion; Leon Dénnis; Gabriel Delane; Luiz da Rocha Lima; Samuel Gomes. Temos Osho, Rupert Sheldrake, Deepack Chopra, Bárbara Ann Brennan... temos a obra do Ramatis, os livros do General Moacyr Uchôa…

Tantos bons autores e tantas boas obras!!!

Estudem os grandes pensadores: Epicteto, Epicuro, Platão, Sêneca…

Não nos faltam fontes para aumentarmos nosso cabedal de conhecimentos.

Vamos começar?



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page