top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara

ESPIRITUALIDADE COM CONSCIÊNCIA

Atualizado: 24 de jan.

Parte 4


Conhecimento precede a ação.


É preciso transmitir o conhecimento que nós vamos adquirindo ao longo da nossa existência. Imagina se aqueles que tem mais conhecimento que nós resolvessem que o que eles sabem é só para eles? A gente ainda ia estar fazendo fogo com duas pedrinhas…



A trasmissao do conhecimento é tão importante que basta fazermos um pequeno exercício de imaginação para compreendermos: se voltarmos no tempo, para mais ou menos 5500 aC., na região da Mesopotâmia, onde hoje é o sul do Iraque, encontraremos a civilização suméria. E porque esta civilização foi importante? Foram os sumérios que desenvolveram a tecnologia de drenagem de pântanos que propiciou avanço na agricultura, eles estabeleceram a manufatura, tecelagem, trabalho com o couro, cerâmica, metalurgia, alvenaria - eles construíram os zigurates, espécie de pirâmides planas; por volta de 3500 aC. eles já tinham um sistema de escrita por desenhos (pictogramas) que representavam objetos e a partir daí desenvolveram a escrita cuneiforme que representavam sons e sílabas. Imagina se esse conhecimento não tivesse sido transmitido? Se ele não tivesse sido aprimorado?

E o que falar da civilização Egípcia? Aproximadamente 3200 aC., revolucionaram a arquitetura e a construção, criaram a Biblioteca e o Farol de Alexandria, as pirâmides…criaram os primeiros sistemas de matemática e medicina do mundo, estabeleceram linguagem, sistema contábil.

Temos a civilização romana que surgiu cerca de 800 aC., que foi um dos maiores impérios do mundo tendo dominado quase todo o mundo antigo conhecido, o quanto de conhecimento de engenharia, direito, política, artes, literatura, arquitetura… estradas, os aquedutos que levavam água pra Roma, o Coliseu…

E é durante o Império Romano que nasce entre nós o Mestre Jesus, que trouxe o conhecimento mais importante, em minha opinião:


somos filhos do mesmo Pai e

só evoluímos através do amor.

"Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu." 1 João 3:1 "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."1 João 4:7

Eu preciso aqui falar para vocês da importância de Jesus em minha vida. Ele é a lembrança mais perene da minha infância: quando eu era criança, bem novinha mesmo, eu tinha muitos pesadelos e eu só conseguia dormir se eu me imaginasse em um campo florido onde Jesus vinha me buscar e me dava suas mãos e caminhava comigo, aí eu conseguia dormir. E em todos os momentos da minha vida, tanto de alegria, de tristeza ou dificuldade, meu pensamento sempre se volta para Jesus. E ele me fortalece. Ele é uma força avassaladora na minha vida.

Eu me emociono só de pensar no tamanho do amor deste ser por nós, seres falidos, criminosos, que habitamos temporariamente esse planeta, e ainda, muitos de nós teimam em não seguir o caminho que ele nos aponta. Ele mesmo nos disse: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim. Porque somos tão teimosos, como humanidade?

Você já pararam para pensar na quantidade de conhecimento, de sabedoria que Jesus possui? Na abrangência da consciência deste ser amoroso? Ele é o caminho, o espelho no qual devemos nos mirar, nós temos muito chão para percorrer, mas não devemos desanimar, nós temos é que começar já, hoje, agora, a adquirir mais conhecimento, mais autoconhecimento e praticar a bondade e a caridade em todas as oportunidades.

E caridade não é só ajudar com cesta básica, agasalho, dinheiro para obras… caridade é você dar atenção ao filho mesmo cansado do trabalho, é escutar um amigo em dificuldade que procura um conselho, é abraçar seus pais e mostrar o quanto eles são importantes na sua vida, é dar bom dia para um estranho que cruza o seu caminho, é regar uma planta que está ressecada e sedenta, é dar comida e água para um animalzinho de rua…

A caridade está em cada ato de amor e compaixão que temos para com o próximo seja ele gente, bicho, planta…

As duas asas que nos conduzirão ao Pai são o amor e a sabedoria.

Amor é acima de tudo servir ao próximo, é o amor que acende a nossa luz interior.

Sabedoria, que começa com a aquisição de conhecimento de forma gradual e ininterrupta, eleva a nossa cultura intelectual, a nossa capacidade de perceber o mundo com mais abrangência e clareza.

Todos nós temos a necessidade de amor e da instrução para massa elevação.


Estudar e servir

Como disse Emmanuel através de Chico Xavier: conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida.

Este é o nosso dever para com nós mesmos: ESTUDAR SEMPRE.

Quanto mais conhecimento temos, maior a nossa capacidade de amar e quanto mais amamos, mais conhecimento queremos adquirir para auxiliar.

Não nos limitemos. Aproveitemos o tempo nesta encarnação adquirindo cada vez mais conhecimento e agindo com amorosidade.

Assim nós teremos segurança e confiança para exercer a nossa espiritualidade com consciência.

Eu deixo para nossa reflexão a frase de Leon Dénnis: "As necessidades infinitas da alma reclamam forçosamente uma vida sem limites."


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CASAMENTO

Comments


bottom of page