top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara

FÉ? PARA QUÊ?

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Porque falar sobre fé é tão importante nos dias atuais?




Parece estranho nos dias de hoje falarmos sobre fé. Estamos vivendo tempos em que o homem, cada vez mais, só pensa em si mesmo, no que tem e no que quer ter. Um mundo materialista e egoísta.

Então, como falar sobre fé nesses dias em que parece que a sombra toma conta do mundo? Como falar sobre fé quando a grande parte do que vemos e ouvimos parece remeter a maldade, a indiferença, ao ódio, ao divisionismo? Primeiramente devemos entender o que é fé.

Etimologicamente a palavra fé tem origem no grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no latim "fides" que remete para uma atitude de fidelidade.

Fé é crença, confiança, convicção intima, é acreditar firmemente em qualquer coisa.

Fé não tem relação exclusiva com religião. Fé é acreditar verdadeiramente em qualquer coisa, seja uma pessoa, uma ideologia, um objeto, um conjunto de regras, um pensamento filosófico, o que for. Você pode ter fé em Deus, fé no Rambo ou nos Ursinhos Carinhosos, tanto faz. O que realmente interessa é a crença, é o acreditar.

A fé não enseja dúvidas. Ter fé é acreditar.

Mas acreditar no quê? Vamos partir da premissa que somos livres para acreditarmos naquilo que quisermos. Portanto, se eu escolher acreditar no Rambo e não tiver dúvidas que ele existe, posso dizer que tenho fé no Rambo.

Levando em consideração que o homem é um ser que tem a capacidade de raciocinar, de compreender, de estabelecer relações lógicas, de se emocionar e se comover, como então conciliar a fé e a razão?

A fé deve ser raciocinada e não cega.

A fé cega é aquela em que eu acredito que os Ursinhos Carinhosos, que são personagens de um desenho animado, existem realmente.

A fé raciocinada é aquela em que primeiro eu exerço a capacidade de pensar e de refletir para depois crer sem duvidar.

Por exemplo: eu posso ter fé em mim mesmo para atravessar qualquer situação na vida quando eu passo a acreditar em minhas capacidades e habilidades.

E onde entra a fé no sentido espiritual?

A fé raciocinada espiritual é aquela que me leva a crer em algo que eu ainda não sou capaz de ver e entender completamente, mas sou capaz de pensar e refletir e sentir que é verdade. Por exemplo: eu acredito que por traz de tudo o que vemos e não vemos existe uma energia inteligente criadora de tudo o que existe, que mantém a ordem no universo com amor, alegria, misericórdia e justiça. 


Então para quê ter fé?


A fé é tranquilidade e confiança, entendimento e luz.

A fé é força renovadora e faz com que a capacidade de reflexão e o conhecimento de nós mesmos, de nossa luz e de nossa sombra (sim, todos temos luz e sombras dentro de nós!!!) possibilite que nos transformemos a cada dia em pessoas melhores, mais equilibradas e conscientes.

Quando a fé for maior que o medo começaremos nossa jornada para a liberdade.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CASAMENTO

Bình luận


bottom of page