top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara

CONHECIMENTO

Estudando e progredindo sempre.



Por que o conhecimento é importante em nossas vidas?

Conhecimento significa a faculdade de conhecer, ter noção, informação, experiência, domínio teórico e/ou prático de determinada área. Então se tivermos conhecimento teremos noção de como as coisas funcionam, teremos informações que ajudarão nossa vida diária, teremos experiência naquilo que fazemos.

Tudo começa com a curiosidade. Quando começamos a nos perguntar, por exemplo, como tal coisa funciona e como se faz para aprender determinada coisa, começamos a despertar em nós a necessidade de ter respostas que nos levem a compreender de modo satisfatório aquilo que não sabemos. O conhecimento é capaz de transformar vidas porque nos dá a base para que tomemos melhores decisões. E, se usado devidamente, o conhecimento é capaz de transformar o mundo para melhor, muito melhor. Já parou para pensar como era o mundo há 50 anos atrás? Há 100 anos atrás? Há 1000 anos atrás? Gente, não tinha internet, não tinha celular, como assim???

Vivemos hoje, materialmente, muito melhor do que vivíamos no século passado. Temos mais recursos tecnológicos que nos dão conforto, temos mais recursos da medicina que tratam doenças que matavam antigamente, e por aí vai.

Pensando no âmbito material o conhecimento trouxe vários avanços para nossas vidas, mas e se pensarmos nas questões filosóficas e espirituais?


Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.” - Leonardo da Vinci

Será que avançamos no conhecimento espiritual e filosófico como nas questões materiais? É uma pergunta muito boa se você quer saber. Porque eu penso que não. Basta pensarmos como humanidade planetária: ainda temos guerras? ainda temos fome? ainda temos intolerância? E só levantei 3 questões!!! Nossa! Somos como crianças nesse aspecto, e não é por falta de professores. Tivemos entre nós grandes mentes: Platão, Aristóteles, Sêneca, da Vinci, Buda, São Tomás de Aquino, Allan Kardec, para dizer só alguns poucos. E tivemos Jesus, para mim o maior mestre a pisar neste planeta. Todos eles, de uma forma ou de outra, ensinaram o respeito à vida, aos outros seres, ensinaram o amor, ensinaram que o conhecimento com ética nos transforma em pessoas melhores… E esse ensinamento filosófico e espiritual está aí desde sempre.

Temos um vasto cabedal de conhecimento a ser adquirido e aprendido com aqueles que já passaram por aqui. Não devemos ter é preguiça e indisciplina. Devemos nos debruçar e estudar. Estudar e colocar em prática. A vida material não é nada sem a vida espiritual. Temos que ter conhecimento nas duas áreas. Se não, continuaremos a ser crianças birrentas com "brinquedos" perigosos.


Estudando sempre


Emmanuel nos ensinou, através de Chico Xavier, no livro "Pensamento e Vida" que:

“Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida. Corre-nos, pois, o dever de estudar sempre, escolhendo o melhor para que as nossas idéias e exemplos reflitam as idéias e os exemplos dos paladinos da luz.”

A Bíblia nos ensina em João 8:32 que: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

É o conhecimento que faz o homem progredir. É o conhecimento que transforma nossa vida. É o conhecimento que nos liberta da ignorância e das trevas que existem em nós.

Então vem!!! Pega a xícara de café e vamos estudar!!!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CASAMENTO

Comments


bottom of page