top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara

SIMPLIFICAR

Atualizado: 24 de out. de 2023

Caminho para uma vida feliz.


Percebem como por toda parte nós vemos o excesso de caprichos e de ilusões que absorvem o nosso tempo e desfiguram a vida?


É preciso simplificar a vida para que a vida seja mais feliz. A simplicidade é cativante, ela encanta, dá mais leveza, dá mais charme à vida. Leonardo da Vinci dizia que a maior sofisticação é a simplicidade.


E é na simplicidade que nós descobrimos os verdadeiros valores perenes da vida. E simplicidade não significa mediocridade, significa antes ausência de complicação.


Se observarmos ao nosso redor, nós vemos que existem pessoas ricas, cheias de fortunas materiais, e que ficam tão inutilmente preocupados com os patrimônios que não lhes pertencem, porque tudo pertence a Deus, tudo que pensamos que possuímos, são simples concessão do Pai a nós, sseus filhos. Mas há também aquelas pessoas pobres de recursos materiais que sentem-se flagelados sem proveito pela obsessão da necessidade.


Nós vemos homens inteligentes que ficam tão obcecados pela própria inteligência, pela expressão de intelectualidade, que chegam a esquecer que a inteligência dada pelo Pai é para ser utilizada em favor de toda a sociedade e não ser instrumento de vaidade e orgulho. E nós vemos também que há pessoas de ambiente rústico, sem instrução formal, que ficam tão atormentadas pelas idéias de inferioridade intelectual que passam as horas entre a revolta e o desespero, e ficam alheias às preciosas oportunidades de cultura e aprimoramento que surgem em sua própria estrada.


Ultimamente nós temos visto muitos jovens, tão enganados pelas seduções, pelo apelo material, que se esquecem do propósito maior da vida, que é a nossa elevação moral, espiritual e intelectual. Vemos também pessoas mais velhas tão absurdamente entregues à lamentação e à tristeza pela mocidade perdida, que se esquecem que mesmo na madureza da vida nós temos oportunidades de servir e nos aprimorarmos.


Esses são alguns exemplos de como complicar a vida. Nós, seres humanos, somos especialistas em complicar a nossa vida. Quantas vezes nós entramos em conflitos, em discussões com o outro por nada, por orgulho, por querer estar sempre certo? Quantas vezes nós mesmos criamos contendas, brigas, em nossas relações porque queremos escolher para o outro o caminho que achamos que ele deve seguir?


Quando nós somos pessoas complicadas, nós complicamos as coisas através da nossa argumentação e das nossas ações, nós transformamos situações que são corriqueira em nosso cotidiano em algo complexo. E, muitas vezes, alem de complexo, chato em demasia.


Quando nós resolvemos fazer qualquer coisa em nossa vida, é sempre útil fazermos um planejamento E se nós simplificamos os passos desse planejamento fica mais fácil atingir o objetivo. Mas quando nós somos pessoas complicadas, tudo fica mais difícil e custoso, e nós acabamos até mesmo afastando as pessoas do nosso convívio. É inevitável.


A simplicidade é o último degrau da sabedoria. - Gibran Khalil Gibran

Nós gastamos tempo demais sendo complicados. Gastamos muitas horas criando dificuldades em situações que se resolveriam facilmente se nós tomássemos a decisão de descomplicar, aceitando mesmo que em várias situações a nossa opinião nem sempre é a mais correta. Faríamos melhor se lembrássemos que as horas são recursos Divinos e que não devemos reter e nem utilizá-las em vão.


Seja qual for a situação vivenciada por nós no momento, de riqueza material ou carência; seja em qual trabalho estivermos, ocupando um cargo de direção ou na subalternidade estejamos nós na juventude ou na madureza da vida, é preciso que simplifiquemos o caminho e aprendamos a trabalhar no bem.


E trabalhar no bem requer simplicidade. Para o trabalho fluir não podemos ser pessoas complicadas. E a questão maior é essa: pessoas. As coisas mais legais da vida, que nos dão mais prazer, não são coisas, são pessoas. São as pessoas, nas situações mais comuns, mais simples, é que nos fazem sorrir, que nos trazem alegria. Por exemplo, quando eu ganho um presente de alguém, eu fico feliz, mas todas as vezes que eu olhar para aquilo que eu ganhei, eu vou me lembrar é da pessoa, do gesto de carinho, do sorriso… Façam o teste. Olhem para qualquer coisa e vocês sempre se lembrarão de alguma pessoa.


Mesmo quando estamos buscando o aprimoramento espiritual, as maiores lições estão nas coisas mais simples. Então porque complicar a vida? Porque nós teimamos em complicar as nossas relações?


É preciso simplificar. Simplificar mais.


Simplificar a nossa vida é deixar ir tudo aquilo que não faz sentido para nós. Desde coisas até pessoas. Nós precisamos ficar livres da aflição inútil, esquecer o luxo dos detalhes vazios e, abraçar a simplicidade onde nós estivermos, aprendendo a valorizar as riquezas de Deus que repousam em nossas mãos. Que riqueza são essas? Bondade, amor, beleza, perdão, conhecimento...


Vamos aprender a servir como boa ferramenta na obra de Deus. Ferramenta boa é aquela que é simples de usar. Ferramenta complicada ninguém quer usar. Vamos descomplicar a nossa vida. Simplificando hábitos, simplificando as relações, simplificando... É simplificando a vida que seremos mais felizes.


No livro Pontos e Contos, do Irmão X pela psicografia de Chico Xavier, ele nos diz: Não te vanglories do que possuis, porque Deus concede os recursos no momento preciso e retoma-os, quando julga oportuno. Sê simples para contentar a ti mesmo. Muitas vezes nós queremos coisas e acontecimentos espetaculares, damos valor ao que é complicado de conseguir, e vamos desprezando a simplicidade, achando que ser simples é ser insignificante. Mas, na verdade, como diz Emmanuel no livro Fonte Viva, tamebm pela psicografia de Chico Xavier: as bênçãos da Providência Divina nos enriquecem os ângulos mais simples de cada hora, no espaço de nossas experiências. Nada existe insignificante na estrada que percorremos.


Muitos vezes nós escolhemos o caminho da complexidade e da complicação, ao invés de aceitar as soluções mais simples. E assim, por vezes criamos o nosso próprio inferno particular, porque damos valor demais e importância excessiva àquilo que não tem nenhum valor.


É necessário nos modificarmos, compreendendo que a simplicidade é algo interno, que está muito mais ligado ao pensamento, ao comportamento, e às atitudes perante à vida.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CASAMENTO

Comments


bottom of page