top of page
Buscar

TUDO PASSA

  • Foto do escritor: Lara
    Lara
  • há 4 dias
  • 5 min de leitura

A transitoriedade do mundo.



ree

Acredito que muitas pessoas já escutaram em momentos de dificuldade: tudo passa!


Maria de Nazaré mandou esse recado ao médium Chico Xavier, quando num de seus dias de profunda amargura, solicitou ao benfeitor espiritual Emmanuel que levasse o seu pedido de socorro à Mãe Santíssima, para que ela o consolasse, já que seus problemas eram graves. Após alguns dias, o benfeitor retornou dizendo-se portador de um recado da Mãe de Jesus. Chico imediatamente pegou papel e lápis e colocou-se na posição de anotar: Pode falar, tomarei nota de cada palavra. Emmanuel, benfeitor atencioso, lhe falou: Anote aí, Chico. Maria me pediu para que trouxesse o seguinte recado: “Isso também passará. Ponto final. Chico tomou nota rapidamente e perguntou ao benfeitor: Só isso? E ele respondeu: É, Chico. A Mãe Santíssima pediu para lhe dizer que isso também passará.



Aprender a olhar a vida sob a perspectiva de que tudo sobre a Terra tem o selo da transitoriedade é necessário.


Todas as coisas têm seu tempo, e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada uma foi prescrito. - Salomão - Eclesiastes 3:1

Toda criatura passa por experiências, e toda experiência, por mais difícil, é válida e traz consigo grandes ensinamentos.


Dificuldades, desafios, problemas, fatos desagradáveis que fazem sofrer acontecem todo o tempo com todas as pessoas.


Ao passarmos por alguma situações que trazem dor, o sentimento é de que parece a pior coisa do mundo e que nunca a situação vai acabar. Mas o tempo faz o seu trabalho. Se diante desses episódios de dor, nós resolvermos nos modificar, modificar nosso estado de espírito, vemos que o sofrimento chega ao fim, passa.


A nuvem passa e o céu fica. As pedras pedem lugar a plantas úteis e, com o tempo, o lixo se converte em adubo valioso. — Chico Xavier por Neio Lúcio - livro Colheita do bem.

O tempo cura todas as feridas.


Ninguém está vacinado contra a dor, misérias, dificuldades, desespero ou coisas ruins. E uma vez que desconhecemos o nosso passado, o que fizemos em outras existências, diante das dificuldades resolvemos adotar a rebeldia por padrão de nossos atos, ou adotar a revolta contra Deus e contra a vida ante o sofrimento encontrado na estrada que trilhamos.


Às vezes, aquelas pessoas mais religiosas, costumam interpretar o sofrimento e a dor como merecimento. Mas nem tudo na vida é merecimento. Esquecemos do fator educativo, que é necessário para cada um de nós. Tudo surge e se transforma. Tristeza se transforma em alegria, doença em saúde, pobreza em riqueza e vice-versa. Tudo, absolutamente tudo neste planeta passa, menos o Cristo.


A terra é uma grande escola de aperfeiçoamento das almas. Nessa escola da vida, estão matriculados todos os tipos de alunos, inclusive os alunos repetentes, carentes de lições mais intensas. Por isso vemos tantos dramas, tantos eventos difíceis que atingem as pessoas, lançando muitos ao desespero, às desilusões. Isso afeta profundamente as emoções e os valores de quem experimenta essas situações.


Como ignoramos o próprio passado espiritual, na grande maioria das vezes não reconhecemos a necessidade de reeducação em tempo integral.


Acontece que a visão deturpada da vida, a incompreensão da leis de amor de Deus e a incompetência para gerenciar o mundo moral, faz com que a criatura sofra mais do que deveria, porque se acostuma a uma maneira pessimista de ver as coisas.


O espírito Pai João de Aruanda, no livro Pai João, pela psicografia de Robson Pinheiro, diz que é imprescindível ver, além de enxergar.


Tem pessoas que procuram os espírito imaginando que eles são portadores de soluções mágicas, como se houvesse uma varinha mágica para resolver todas as situações mirabolantes, para os problemas que estão enfrentando. Pedem ajuda de preferência que não exijam delas nenhum trabalho ou esforço. É muito entorpecimento dos sentidos e uma não compreensão do propósito da vida.


Nenhum espírito vai solucionar nossos problemas. O que eles vão fazer é aconselhar, mostrar as possibilidades, apontar o equívoco, mas, de forma alguma, vai resolver o problema que, na maioria das vezes, nós mesmos criamos.


É a própria criatura quem terá de enfrentar as dificuldades decorrentes de suas próprias escolhas, e aprender a tirar o maior proveito possível. Ninguém pode substituir você no enfrentamento das próprias dores e desafios. Há dignidade em enfrentar os desafios da vida, as dificuldades, os obstáculos.


A toda criatura está reservado momentos de provas, mais ou menos intensas, de acordo com a necessidade educativa de cada um. Não há como fugirmos dessa realidade. As provas são aferição do aprendizado que julgamos ter conquistado.


Todo drama da vida é passageiro, mesmo aqueles que aos nossos olhos pareçam demorar. Tudo passa nas experiências terrestres, tanto aquilo que ocorre de bom quanto de mal.


Assim, não devemos nos iludir com as coisas boas da vida, nem com as coisas ruins, não podemos ficar embriagados com a ilusão da matéria. Tudo passa mesmo, a saúde, a felicidade, dinheiro, posses e títulos terrenos, tudo isso é tão transitório quanto as dores e as dificuldades.


As experiências aqui na terra se alternam conforme a rota educativa traçada no plano espiritual. Rota essa que visa o nosso aprimoramento e também visa o nosso reajuste perante a Lei de Deus. Portanto, não há como fugir ao enfrentamento dos momentos difíceis.


O que podemos fazer para tornar tudo mais leve, mais suave, em primeiro lugar é ter confiança em Jesus e em Nosso Pai, e em segundo devemos desenvolver habilidades e condições para que possamos passar pelos momentos graves de forma menos dolorosa, nos fortalecendo para não existir tanto sofrer.


Sobre a Terra, tudo é ilusão, tudo passa, tudo se transforma de um instante para outro. O que conta é o que guardamos dentro de nós; tudo mais há de ficar com o corpo, que se desfará em pó… Não vale a pena tanta luta por nada! Precisamos crescer interiormente, adquirir valores que sejam eternos… Uma simples célula cancerígena que nos apareça no corpo joga tudo no chão… Vamos partir para o Além com os tesouros da alma. Como é que haveremos de nos apresentar aos que nos endossaram a reencarnação, de mãos vazias?!… Precisamos ser alegres, ter confiança em Deus, amar os nossos semelhantes. No momento da morte, nada nos valerá tanto quanto a consciência tranquila! - Chico Xavier - livro O Evangelho de Chico Xavier

Não podemos morrer antes da morte chegar. O sofrimento não é eterno. Nada é para sempre no campo do aprendizado pessoal da criatura, nem a dor nem o prazer.


Por isso, para enfrentar esses momentos, é preciso aprender a vivenciar o evangelho de Jesus, só assim superaremos os desafios, inclusive aqueles da vida moral, libertando-nos da dor e da ignorância.


A dor é para todos, o sofrimento é para quem quer. Quando passamos pelas dificuldades e nos entregamos às lágrimas e às lamentações, não conseguiremos vencer. É a nossa postura íntima ante os desafios que define o grau de sofrimemento que experimentaremos.


Lembre-se: tudo passa.



Uma reflexão necessária


Emmanuel nos ensina pela psicografia de Chico Xavier


Todas as coisas na Terra passam.

Os dias de dificuldade passarão...

Passarão, também, os dias de amargura e solidão.

As dores e as lágrimas passarão.

As frustrações que nos fazem chorar... Um dia passarão.

A saudade do ser querido que está longe, passará.

Os dias de tristeza...

Dias de felicidade...

São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas. 

Se, hoje, para nós, é um desses dias, repleto de amargura, paremos um instante. Elevemos o pensamento ao Alto e busquemos a voz suave da Mãe amorosa, a nos dizer carinhosamente: 'isto também passará'  

E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre,semelhante a enorme embarcação que, às vezes, parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas.

Mas isso também passará porque Jesus está no leme dessa Nau e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da Humanidade e que um dia também passará.

Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro porque essa é a sua destinação. 

Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos, sem esmorecimento e confiemos em Deus, aproveitando cada segundo, cada minuto que, por certo, também passará.

Tudo passa... exceto Deus.

Deus é o suficiente!

 
 
 

1 comentário


Jeferson Souza
Jeferson Souza
há 4 dias

Excelente reflexão, palavras muito bem colocadas que nos convocam a meditação de que tudo passa. 🙏

Curtir
bottom of page